terça-feira, 11 de dezembro de 2012



 • A lógica de programação é necessária para as pessoas que desejam
trabalhar com desenvolvimento de sistemas e programas. Ela permite
definir a sequência lógica para o desenvolvimento.
• Então o que é a lógica?
Lógica de programação é a técnica de
encadear pensamentos para atingir
determinado objetivo.
1. Introdução à Lógica de Programação

2. Sequência Lógica
• Estes pensamentos podem ser descritos como uma sequência de
instruções, que devem ser seguidas para se cumprir uma determinada
tarefa.

Sequência Lógica são passos executados
até atingir um objetivo ou solução de um
problema.
1. Introdução à Lógica de Programação
3. Algoritmos
• Um algoritmo é formalmente uma sequência finita de passos que levam
à execução de uma tarefa.
• Podemos pensar em algoritmo como uma receita, uma sequência de
instruções que permitem atingir uma meta específica.
• Estas tarefas não podem ser redundantes nem subjetivas na sua
definição, devem ser claras e precisas.
Algoritmo é um conjunto ordenado de
instruções precisas para resolver um
problema.
1. Introdução à Lógica de Programação
3. Algoritmos
• Como exemplos de algoritmos podemos citar os algoritmos das
operações básicas (adição, multiplicação, divisão e subtração) de números
reais decimais.
• Outros exemplos seriam os manuais de aparelhos electrónicos, como
uma gravador de vídeo, que explicam passo-a-passo como, por exemplo,
gravar um jogo de futebol.
➔ efetuar uma chamada no telemóvel;
➔ retirar uma bebida de uma máquina;
➔ calcular o maior de dois números;
➔ calcular a média notas obtidas nas 6 disciplinas do 1º período;
➔ determinar o máximo valor de uma lista de números;
1. Introdução à Lógica de Programação
3. Algoritmos
• Até mesmo as coisas mais simples podem ser descritas por sequências
lógicas. Por exemplo:
“Chupar um rebuçado caramelo”
Agarrar o rebuçado
Retirar o papel
Chupar o rebuçado
Colocar o papel no lixo
3. Algoritmos
“Somar dois números quaisquer”
Escreva o primeiro número no retângulo A
Some o número do retângulo A com número do retângulo B
Coloque o resultado no retângulo Resultado
Escreva o segundo número no retângulo B
Programas
Os programas de computadores
não são mais do que algoritmos
escritos numa linguagem de
computador (Pascal, C, Java,
Visual Basic, entre outras) e que
são interpretados e executados
por uma máquina, no caso um
computador.
Notem que dada esta
interpretação rigorosa, um
programa é por natureza muito
específico e rígido em relação
aos algoritmos da vida real.
Exercícios:
1) Criar uma sequência lógica para comer.
Início
Fim
Pegar na comida
Levar a comida à boca
Abrir a boca
Meter a comida dentro da boca
Fechar a boca
Mastigar a comida
Engolir
2) Fazer um algoritmo para somar dois números e multiplicar o resultado pelo
primeiro número.
Início
Fim
Saber o número A
Saber o número B
Somar A + B = X
Multiplicar X * A = Y
Apresentar Y
3) Descrever com detalhes a sequência lógica de mudar o pneu de um carro.
Início
(…)
Deslocar-se até à bagageira do carro
Abrir a bagageira
Apanhar ferramentas e pneu sobresselente
Levar ferramentas até ao pneu furado
Colocar as ferramentas no chão
Agarrar o macaco
Colocar o macaco por baixo do carro
Pegar na chave de roscas
Desaparafusar os parafusos do pneu furado
Colocar a chave no chão
Levantar o macaco
Retirar os parafusos do pneu furado
Colocar os parafusos no chão
Tirar o pneu furado
Colocar o pneu furado no chão
3) Descrever com detalhes a sequência lógica de mudar o pneu de um carro.
(…)
Fim
Pegar no pneu sobressalente
Colocar o pneu sobressalente no lugar
Pegar nos parafusos
Colocar os parafusos no lugar
Baixar o macaco
Pegar na chave de roscas
Apertar os parafusos
Largar a chave no chão
Retirar o macaco
Pegar nas ferramentas e no pneu furado
Deslocar-se até à bagageira
Colocar ferramentas e o pneu furado na bagageira
Fechar a bagageira

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